Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

Agenda

CAVIARDAGE & GESTALT: autoconhecimento na Literatura

Postada em: 14/10/2014
Arquivos - Sana Arte

11º CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA 2014 - Vitória/ES

Como a literatura através de sua desconstrução/reconstrução pode ampliar o autoconhecimento

O processo mental é complexo. Remover palavras de um texto exige um tipo de relação de quem lê com a escrita. Reutilizar o material escolhido exige novo pensamento articulado. Essa importância é dada pelo próprio sujeito ao costurar, dentro dos limites que o ato de escrever se dá, quando suas palavras formam uma gestalt.

Neste workshop Marilice Costi utiliza um recurso terapêutico com a escrita através de uma técnica francesa e sua compreensão gestáltica, como a palavra pode direcionar a criação textual e como a desconstrução de um texto e a construção de um texto próprio são capazes de ampliar o autoconhecimento e integração (gestalt). 

A técnica, durante a construção/desconstrução, ensina a criação textual, exercita limpeza e organização mental, demonstra o poder inconsciente na descoberta das palavras e possibilita gestalt.

 

Bibliografia

COSTI, Marilice. Caviardage: desconstruir para construir. O Cuidador. Porto Alegre: SanaArte, nº25, p.18-19, ano V, 2013; COSTI, Marilice. Oficinas de poesia: a palavra como recurso arteterapêutico. Monografia para o Curso de Pós-graduação em Arteterapia. Faculdade Mal. Cândido Rondon, 2004.(no prelo); KLIMCHAK, Steve. Por trás das palavras. São Paulo: Duetto, Mente & Cérebro, nº 9 p.50-53, 2006. Ed. Especial. 

 

Comentários

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.