Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

Agenda

Caviardage na Escrita: Subtração que gera uma GESTALT

Postada em: 14/10/2016
Arquivos - Sana Arte

Oficina ministrada por Marilice Costi

12o.  CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTETERAPIA - dia 14/10/2016

Salvador/BA

 

Introdução:

A Literatura registra o espírito da sociedade e identifica o sujeito no coletivo.Uma das técnicas francesas de escrita é a caviardage. Escolhe-se um texto, remove-se palavras e com as sobram constrói-se outro texto. Ocorre gestalt, integração interna resultante da nova semântica. Utilizada como disparador de processos criativos, sob diferentes critérios de escolha textual, o resultado é versátil.

Objetivos:

Demonstrar o processoe seus recursos (leitura, remoção e reescrita), compreender as escolhas de textos e, com a reconstrução, autoconhecer-se no todo (gestalt).

Metodologia:

Apresentar e demonstrar a técnica com leitura em grupo, exercício de remoção textual e reescrita. Após o exercício, os participantes relatarão seu processo, quando então haverá retorno da arteterapeuta.

Resultados:A técnica, durante a construção/desconstrução desenvolve a capacidade de compreensão, exercita a organização mental, demonstra o poder inconsciente através das palavras e forma uma gestalt, que também pode ser coletiva.

Conclusão:

Ao remover palavras de um texto para reutilizar o material escolhido ocorre pensamento articulado. Ao reconectar as palavras desenvolve-se nova gestalt ampliando autoconhecimento. A importância é dada através da reconstrução, dentro dos limites que o ato de escrever se dá, no próprio texto, demonstrando também que é possível  reconstruir-se “através das sobras”.

Bibliografia:

COSTI, Marilice. Caviardage: desconstruir para construir. O Cuidador. Porto Alegre:SanaArte, nº25, p.18-19, ano V, 2013;

COSTI, Marilice. Oficinas de poesia: a palavra como recurso arteterapêutico. Livro a ser editado, baseado na Monografia para o Curso de Pós-graduação em Arteterapia. Faculdade Mal. Cândido Rondon, 2004;

KLIMCHAK, Steve. Por trás das palavras. São Paulo: Duetto, Mente & Cérebro, nº 9 p.50-53, 2006. Ed. Esp.

 

Informe-se sobre a Oficina de Escrita Terapêutica - Porto Alegre/RS e reserve sua vaga para os próximos meses.

Inscreva-se aqui - eventos@sanaarte.com.br

 

Comentários

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.