Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

Agenda

A Gestalt na Caviardage: a palavra no autoconhecimento

Postada em: 08/09/2017
Arquivos - Sana Arte

Marilice Costi esteve ministrando esta oficina no VI Congresso Latino-americano de Arteterapia no Rio de Janeiro. Eram 25 vagas, mas ela autorizou que todos interessados entrassem. Considera que as pessoas que desejam fazer precisam ser contempladas. A sala ficou repleta com mais de 30 participantes e ela ajustou o método.

Abaixo o documento enviado:

VI CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ARTETERAPIA – RIO DE JANEIRO – 2017

OFICINA 

A GESTALT NA CAVIARDAGE: ESCRITA PARA O AUTOCONHECIMENTO

Autor: Marilice Costi

Arteterapeuta (2004), Arquiteta MS, escritora, artista plástica. Criou a revista O CUIDADOR, plataforma CUIDAQUI.com(2016). Expos.Individual capas - Imagens que cuidam,  CCEV, 2016. Membro da AATERGS, ALFRS e MPVA.Livros: A fábula do cuidador; Gatilho nas palavras;Tempos Frágeis, Como controlar os lobos?, Ressurgimento (Prêmio Açorianos). Dirige SANA ARTE.

Instituição: SANA ARTE 

Resumo: Caviardage é uma técnica de criatividade escrita que desconstrói determinado  texto dado. Durante a construção/desconstrução desenvolve-se a capacidade de compreensão, exercita-se a organização mental, aciona nosso inconsciente através das palavras. O resultado demonstra o poder da técnica, demonstra gestalt individual e com recursos do grupo uma gestalt coletiva. A importância é dada através da reconstrução, dentro dos limites que o ato de escrever se dá, no próprio texto, demonstrando também que é possível reconstruir-se “através de sobras”.

Objetivo da Oficina: Demonstrar o processo caviarfage e seus recursos (leitura, remoção e reescrita), compreender as escolhas de textos e, com a reconstrução, autoconhecer-se no todo (gestalt).

Método: Apresentar e demonstrar a técnica com leitura em grupo, exercício de remoção textual e reescrita. Após o exercício, os participantes relatarão seu processo, quando então haverá retorno da arteterapeuta.

Bibliografia: COSTI, Marilice. Caviardage: desconstruir para construir. O Cuidador. Porto Alegre:SanaArte, nº25, p.18-19, ano V, 2013; COSTI, Marilice. Oficinas de poesia: a palavra como recurso arteterapêutico. Monografia para o Curso de Pós-graduação em Arteterapia. Faculdade Mal. Cândido Rondon, 2004.; KLIMCHAK, Steve. Por trás das palavras. São Paulo: Duetto, Mente & Cérebro, nº 9 p.50-53, 2006. Ed. Esp.

 

Comentários

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.