Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

Agenda

Moradia - Residência - Casa - um LAR ?

Postada em: 25/01/2018
Arquivos - Sana Arte

O Instituto Autismo e Vida (dados da entidade podem ser encontrados no www.cuidaqui.com) convidou Marilice Costi e seu filho autista adulto Louis Felipe Costi Vieira para participarem no Fóórum Social Mundial, em Porto Alegre - 2018, para falarem sobre sua experiência em moradias. Para isso, Louis Felipe teve um tempo entre o convite e o dia do evento para sua aceitação e compreensão de como ocorreria, para que perdesse o medo e a insegurança, comum a todos nós, quando vamos pela primeira vez. 

Desde 1996, vivem a experiência de residir nessas casas, tendo passado por muitas delas. Essa vivência possibilitou que seu filho aprendesse a escolher. 

Marilice trouxe a angústia dos familiareso e o paradigma social que a família enfrenta quando decide que um filho com deficiências saia de casa para ir para uma moradia para pessoas com deficiências psicossociais. Relatou a problemática pública, privada e as famílias. A dificuldade de se escolher casas que esteja de acordo com o orçamento de uma família. A luta do Movimento Pró-Vida Assistida e o desânimo dos familiares frente à realidade. O profissional, o funcionário público, dos familiares, a sociedade, a empresa privada e o morador  devem ser considerados. É preciso envolver a todos se quisermos ter uma melhor rede que seja suporte às famílias tão sozinhas e desconsideradas. 

Palestras: uma de Louis Felipe e outra de sua mãe, Marilice Costi, sobre moradias. Foi divertido, após ansiedade intensa e muita conversa de preparo: "Foi uma realização", como disse Marilice, estar com seu filho autista em um evento. 

Comentários

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.