Sana Arte

Telefone

51 3028-7667

E-mail

sanaarte@sanaarte.com.br

WhatsApp

51 99654-2097

O Cuidador Ed.38 2015/1

Edição 38 - Revista O Cuidador (breve editorial)

Minha mãe estava hospitalizada. Havia tido pequeníssimos AVCs. Desloquei-me com meus filhos para minha cidade natal aguardando o pior, seus 95 anos nos colocavam em alerta. Muito frágil, mas lúcida e comunicando-se bem. Os carinhos costumeiros na chegada e suas mãos unidas às minhas, o olhar amoroso de sempre agradeciam por eu estar ali. Depois do reconhecimento e da alegria por ver a todos, num momento só nosso perguntei-lhe impulsivamente e com receio da resposta: — Mãe, ainda queres viver? E ela, muito tranquila: — Sim, enquanto puder ver minhas filhas. 

Essa lembrança me emociona e,  cada vez que leio sobre Cuidados Paliativos, me lembro de sua vontade de viver apesar das dores. Aceitava a sua dependência cada vez maior, agradecia a Deus todos os dias por ainda estar viva e eram muitas orações para que Ele cuidasse de sua enorme descendência.

Alice se foi um ano depois. No entanto, sinto-a muito mais perto de mim no que faço. 

Esta edição inicia com a seção: religiosos cuidadores (tivemos matéria sobre esse assunto na 1a. edição). Confira a entrevista com um Lama. Ele ratifica o aprendizado que recebi quando criança. A seguir, um médico que fez valer seu juramento, conta da gratidão de uma paciente. E, entre os cuidados para lhe dar vida e alegria, o apoio para aceitar a perda e despedir-se dos seus está na matéria de uma enfermeira, que esclarece sobre o apoio dado às pessoas em fase terminal e os cuidados com os seus familiares. Cuidados Paliativos, um modo importante de cuidar que nos faz entender a vida como ela é, um apoio para que aceitemos essa passagem.

Depois, uma matéria que questiona o momento atual sobre a formação das pessoas, na opinião de uma jornalista, e ainda a indicação de um livro apaixonante, que resgata o valor dos cuidados das mães na educação, importante para o novo ano letivo.

E encerramos com uma crônica que retoma a questão do cuidado, sempre nosso objetivo maior.
Boa leitura! 

Marilice Costi, editora-chefe

Comentários

Newslleter

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

O que procura?

Digite no campo abaixo algum termo para iniciar a pesquisa.